Nesta quinta-feira (19), a Polícia Civil do DF (PCDF) devolveu 135 aparelhos celulares aos proprietários legítimos. Essa ação é resultado da Operação Mobile realizada no âmbito do Distrito Federal pelos Departamentos de Polícia Circunscricional (DPC) e de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI). A iniciativa também foi deflagrada por várias polícias civis de diversos Estados do Brasil.
Os celulares roubados ou furtados foram recuperados pela PCDF, com o trabalho de inteligência policial e de equipes de investigação das delegacias.
A entrega desses aparelhos aos verdadeiros donos ocorreu no auditório do Edifício-Sede da Delegacia-Geral da PCDF.
A primeira fase da operação foi realizada ao longo do mês de outubro de 2024. Na ocasião, 184 aparelhos furtados ou roubados foram restituídos aos proprietários.
De janeiro de 2021 até agosto de 2024, foram recuperados 12 mil celulares através das investigações e ações realizadas pelas Delegacias Circunscricionais da PCDF. Com a implementação do projeto, espera-se aumentar as apreensões e restituições de aparelhos, bem como realizar prisões de receptadores.
A PCDF alerta a população para o combate ao crime de receptação de celulares: ao adquirir o celular, exija nota fiscal e verifique a procedência do aparelho. A compra de celulares, produtos de crimes, contribui para a impunidade dos criminosos e financia outras atividades ilícitas.
É importante também que a população denuncie qualquer atividade suspeita.
Assessoria de Comunicação – PCDF
PCDF, excelência na investigação