A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF recebeu a marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, iniciativa inovadora da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, com coordenação e execução da Rede de Controle da Gestão Pública nos Estados e no Distrito Federal, promovida pelo Tribunal de Contas da União – TCU e pela Controladoria Geral da União – CGU.
O PNPC possui, dentre outros, os seguintes objetivos: disseminação de condutas éticas e de integridade nas instituições públicas brasileiras, redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos, minimização dos valores a serem desviados por fraude e corrupção e maior controle sobre a duração de processos de investigação de ilícitos relacionados à corrupção.
Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, E-Prevenção, foi respondida uma autoavaliação com perguntas relativas aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Diversas unidades da PCDF auxiliaram nas respostas ao questionário e na indicação das respectivas evidências exigidas pela plataforma.
Em seguida, a plataforma realiza o mapeamento e oferece um diagnóstico sobre a suscetibilidade à ocorrência de fraude e corrupção na estrutura da instituição. A partir deste diagnóstico, será disponibilizado um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da instituição.
A marca de participante representa um símbolo de compromisso da alta administração da PCDF na implementação das melhores práticas de prevenção a atos de fraude e de corrupção, bem como na colaboração com as organizações de controle.
Saiba mais sobre o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC:
http://www.rededecontrole.gov.br/