Os instrumentos de medição da maturidade em governança são fundamentais para organizações que desejam melhorar sua gestão e alcançar níveis mais altos de eficiência, transparência, e responsabilidade. Eles permitem avaliar o quanto uma organização está aderente às boas práticas de governança e identificar áreas que precisam ser aprimoradas. Nesse sentido, a PCDF monitora como indicadores estratégicos em seu planejamento, os índices abaixo:
iESGo - Índice ESG (Environmental, Social and Governance)
Pesquisa bianual aplicada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que visa avaliar o nível de adesão das organizações às práticas de governança, sustentabilidade e inovação (ESG - Environmental, Social and Governance). Em 2024 a pesquisa foi reformulada e o antigo questionário do iGG passou a integrar a avaliação dos processos de governança e gestão com os de sustentabilidade ambiental e social.
O questionário iESGo aborda os seguintes temas:
- Liderança
- Estratégia
- Controle
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação
- Gestão de Contratações
- Gestão Orçamentária
- Sustentabilidade Ambiental
- Sustentabilidade Social
Relatórios individuais da autoavaliação da PCDF:
IMGG - Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão
Pesquisa aplicada pelo Ministério de Gestão e inovação, o Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG) é uma ferramenta de avaliação e aperfeiçoamento da gestão e governança de órgãos e entidades que atuam com recursos oriundos da União. Sua pontuação indica o nível de maturidade atingido pela organização, e seu objetivo é contribuir para que os órgãos e entidades que operam recursos da União tenham um alto nível de desempenho e qualidade na gestão e governança.
Certificados dos níveis de maturidade da gestão da PCDF: